quinta-feira, 15 de abril de 2010

LINHAGEM PATERNA



O PAI DO POETA era um tal Davi Poe, de Baltimore (Maryland), que havia abandonado o estudo de Direito, naquela cidade, para seguir a carreira teatral, contra o desejo de sua família. Os Poe haviam-se estabelecido na América, duas ou três gerações antes do nascimento de Edgar. Traça-se distintamente sua linha ascendente até Dring, da paróquia de Kildallen, do Condado de Cavan, na Irlanda, e daí até a paróquia de Fenwick, em Ayrshire, na Escócia. Portanto, derivavam eles dum tronco escoto-irlandês, sendo duvidoso que haja traços de celtas. Os primeiros Poe vieram para a América aí por 1739. Os imediatos antepassados paternos do poeta desembarcaram em Newcastle (Delaware), em 1748, ou pouco mais cedo. Eram eles João Poe e sua mulher, Joana McBride Poe, que foram estabelecer-se na Pensilvânia oriental. Este casal teve dez filhos, entre os quais Davi, que foi o avô do poeta. Davi Poe casou-se com Isabel Cairnes, também de ascendência escoto-irlandesa, e viveram em Lancaster (Pensilvânia), donde, algum tempo antes de rebentar a Revolução Americana, se removeram para Baltimore (Maryland).


Davi Poe e sua mulher, Isabel Cairnes Poe, tomaram o partido patriótico da Revolução. Davi mostrou-se ativo em expulsar de Baltimore os partidários do Rei e foi nomeado "Deputado Quartel-Mestre Assistente", o que significava ser ele agente de aprovisionamentos militares para o Exército Revolucionário. Diz-se que ele prestou considerável auxílio a Lafayette, durante as campanhas da Virgínia e do Sul, e por essa patriótica atividade recebeu o título de "General" honorário.

Sua mulher, Isabel, tomou parte ativa na confecção de roupas para o Exército Continental. Davi e Isabel Poe tiveram sete filhos. Davi, o mais velho, veio a ser o pai do poeta. Duas irmãs de Davi, Elisa Poe (depois Sra. Henry Herring) e Maria Poe (mais tarde Sra. William Clemm), entram na história da vida do poeta, a última, especialmente, por se ter tornado sua sogra, além de ser sua tia. Com ela ele viveu de 1835 a 1849.
O jovem  Davi Poe estava destinado ao estudo do Direito, mas, como já mencionamos, deixou por fim a cidade natal para seguir a carreira do teatro. Sua estréia profissional realizou-se em Charleston (Carolina do Sul), em dezembro de 1803. Uma noticia teatral dessa representação, num jornal local, descreve Davi Poe como sendo extremamente timido, ao passo que:

... Sua voz parece clara, melodiosa e variavel; qual possa ser seu compasso, só se revela quando ele representa libertado de sua timidez. Sua dicção  parece ser bem distinta e articulada; e seu rosto e sua pessoa dizem muito em seu favor. Seu tamanho é daquele porte bem adequado à ação  geral, se seu talento se adaptasse ao soco e ao coturno...

É este, talvez, o único testemunho direto existente do aspecto físico do pai do poeta. Não se conhecem retratos dele. Suas qualidades histriônicas eram, quando muito, limitadas. Continuou a representar papéis menores em várias cidades do Sul e, em janeiro de 1806, casou-se com Isabel Arnold Hopkins, jovem viúva sem filhos, também atriz, cujo marido morrera havia poucos meses. Isabel Arnold Poe veio a ser a mãe de Edgar Allan Poe.

Nenhum comentário: