sexta-feira, 16 de abril de 2010

BREVE CRONOLOGIA

Clique no link para ver a lista completa

1806. Casa-se o jovem ator Davi Poe , de Baltimore (Maryland), com Elizabeth Arnold, jovem atriz, nascida em Londres.


1807.  Nasce William  Henry  Poe, irmão mais velho de Edgar, na cidade de Boston.

1809. Nasce na cidade de Boston (Massachusetts), a 19 de janeiro, Edgar Poe.

1810. Nasce em Norfolk (Virgínia) Rosália, irmã de Edgar.

1811. A mãe de Edgar Poe morre de tuberculose, a 10 de dezembro, com a idade de 24 anos, em Richmond (Virgínia). Edgar, com apenas dois anos, é adotado pelo comerciante escocês John Allan e sua esposa Frances Keeling Valentine Allan.

1815. Parte com os Allans para a Inglaterra e recebe instrução em escolas de Londres até 1820.

1820. Regresso dos Alíans com Edgar aos Estados Unidos.

1822.  Entra na escola de Joseph Clarke, em Richmond (Virgínia) 1826. Matricula-se a 14 de fevereiro na Universidade da Virgínia, donde regressa em dezembro, tendo-se destacado pelas suas qualidades intelectuais e esportivas, mas também por bebedeiras e jogatinas.

1827. Rompe com seu pai adotivo, deixa Richmond e parte para Boston, onde consegue editar seu primeiro livro Tamerlane and Other Poems (Tamerlão e Outros Poemas).  O livro não traz nome de autor, mas apenas  “ Um Bostoniano",  e  passa  despercebido.  Sem meios de vida, alista-se, a 26 de maio, no Exército dos Estados Unidos, sob o nome de Edgar A. Perrv. 1828.  Procura por meio de correspondência  reconciliar-se com  seu pai adotivo, mas sem resultado.

1829. A 1o. de janeiro é promovido a sargento-mor, o mais alto posto para alistados.   Morte  de Fran Allan, sua mãe adotiva. John Allan promete auxiliar Edgar a entrar ra a  Academia Militar de West Point. É desligado do Exército a 15 de abril. Munido das numerosas cartas da recomendação, parte para Washington. Espera quase um ano pela solução de seu caso, residindo em Baltimore com sua tia Maria Clemm, irmã de teu pai, a filha desta, Virgínia, que seria sua  esposa mais tarde, e seu irmão Willi Henry Leonard Poe. Sai em dezembro desse ano seu segundo livro versos  Al Aaraaf, Tamerlane a Minor Poems.

1830. A  1o. de julho é admitido como cadete na Academia Militar de West Point.

1831. É expulso, por desobediência  da Academia Militar e instala-se Nova York e depois em Baltimo em casa de sua tia Maria Clemm.  Publica, quando em Nova York, seu terceiro volume de poemas, intitulado Poems, Second Edition. Em agosto desse ano, morre seu irmão Wiliam Henry. Dedica-se à prosa escrevendo contos.

1833.  Obtém um prêmio de cinqüenta dólares pelo seu conto "Manuscrito Encontrado Numa Garrafa ,num concurso de Contos organizado pelo semanário The Saturday Visitor (O Visitante do Sábado), Baltimore. Consegue publicar contos no referido semanário e em revistas.

1834.  Morre John Allan , sem na deixar a Poe em seu testamento. 

1835. Torna-se, com grande êxito redator do Sauthern Literary Messenger  (Mensageiro  Literário Sul), de Richmond, onde desenvolve grande atividade literária, escrevendo contos, alguns poemas e numerosas críticas literárias. A 22 de setembro, casa-se secretamente com Virgínia, menor de 14


1836. Numa segunda cerimônia, torna público seu casamento com sua prima Virgínia , a 16 de maio.

1837. Deixa a redação do Mensageiro e parte com a sua sogra e sua esposa para Nova York .

1838. É Publicado em Nova York romance A Narrativa de Arthur Gordon Pym. planeja sem êxito publicar uma revista própria. Segue em fins de agosto para a agosto Filadélfia.

1839. torna-se redator e crítico do Gentleman’s   Magazine , de Filadélfia. Em dezembro  aparece, em dois volumes, sua coletânea de contos, sob o título de Tales of the Grotesque and Arabesque ( contos do grotesco e do arabesco ), mas a data da página traz a data de 1840. A obra contém vinte e cinco contos , todos já publicados antes em revistas, exceto  Porque o Francesinho Está com a Mão na Tipóia. Deixa a redação do Gentleman’s  Magazine.  

1841. Passa a trabalhar na redação do Graham’s Magazine, de Filadelfia, onde aparecem alguns de  seus melhores trabalhos. Publica seus famosos contos policiais  " Os crimes da Rua Morgue "  (1841) , e o " Mistério de Maria Roget " (1842). 


1842. Deixa em abril a redação do Graham’s Magazine. Virgínia apresenta oos primeiros sintomas de tuberculose. Encontro com Dickens, com quem discute o problema dos direitos autorais. 

1843. Publica no número de 20 de junho do Dollar Newspaper seu conto "O Escaravelho de Ouro", que recebe um  prêmio de 100 dólares. Sua fama se difunde como redator, contista e poeta. Tenta novamente  lançar uma revista própria, a The Stylus (O Estilo), mas é mal sucedido.

1844.  Muda-se com a esposa gravemente doente para Nova York. Para ter  dinheiro, publica no New York Sun anunciando-a como coisa verdadeira, a sua "BaleIa do Balão", que causa grande sensação. Sua sogra vai morar com ele. Ganha a vida publicando contos em várias revistas. Muda-se para uma casa de campo, em busca de melhores ares para Virgínia. Completa seu famoso poema "O Corvo", no qual vinha trabalhando desde 1842. Passa a escrever para o Evening Mirror (Espelho da Tarde) e volta a morar no centro de Nova York.

1845. Publica, em janeiro, anonimamente, no Evening Mirrar seu poema "O Corvo", que torna a aparecer na American Whig Review, de fevereiro . O êxito é tamanho que o Eventing Mirror torna a publicar, a 8 de fevereiro, o poema, agora com o nome do autor. Redator-chefe e proprietário do Broadway Journal. Famoso, freqüenta salões literários e artísticos. O editor E. A. Duyckinck publica uma seleção dos Contos de Edgar Poe, em junho, e em dezembro "O Corvo e Outros Poemas". Aparece na Revue Britanníque, que se publica em Paris, "na versão francesa de "O Escaravelho de Ouro" por Borghers. O Broadway Journal, de sua propriedade, encerra sua publicação.

1846. Publica no Godey's Lady’s Book uma série de artigos contra os “ literatos" de Nova York. Piorando o estado de saúde de Virgínia, muda-se para uma pequena casa de campo, em Fordham (Nova York). 

1847. A 30 de janeiro, na mais extrema miséria, morre Virgínia, em Fordham. Em dezembro é publicado seu poema  "Ulalume", na American Whig Review,

1848. Publicação de seu ensaio filosófico "Eureka". Conferências em várias cidades. Amizades femininas: a Sra. Shew, a Sra. Lewis, a Sra. Locke, a Sra. Richmond e a Sra. Whitman, a quem pede em casamento. Tentativa de envenenamento com láudano. Crises de alcoolismo. Ataque de paralisia facial. Desfaz-se o noivado com a Sra. Whitman. Aparece em julho, em La Liberté de Penser, o primeiro conto de Poe, "Revelação Magnética", traduzido por Baudelaire, grande admirador e entusiasta divulgador da obra de Edgar A. Poe.


1849.
Nova tentativa para publicar The Stylus,  mas sem  resultado. Procura reagir ao vício do alcoolismo. Faz conferências em Richmond e Norfolk. Reencontra, agora viúva, sua antiga namorada Elmira Royster, com quem trata casamento, embora se confesse apaixonado pela Sra. Richmond. Marca o casamento para 17 de outubro e a 23 de setembro parte de Richmond para Nova York. De passagem por Baltimore, caí em mãos de cabos eleitorais que o embriagam para fazê-lo votar. A 3 de outubro é encontrado por seu amigo Dr. James E. Snodgrass, em miserável estado, numa tasca. Levado para o hospital local e após vários dias de delírio, vem a falecer a 7 de outubro de dizendo: "Senhor, ajudai minha pobre alma."

1856. A 12 de março o editor Michel Lévy publica as Estórias extraordinárias, de Poe, traduzidas por Baudelaire,  que  escreve  também  uma introdução sobre sua vida e  obra".

1875. A 17 de novembro, inauguração do monumento à sua memória em Baltimore.

1902. Edição crítica, em 17 volumes, de The Complete Works Edgar AIlan Poe (As Obras Completas de Edgar Allan Poe), por James A. Harrison, professor da Universidade de Virgínia, conhecida como Virginia Edition.

Nenhum comentário: